ATIVIDADE DE CASA
1- Criar uma tabela das ausências dos alunos da série inicial á 4ª série de fevereiro a julho de 2010 ( 1º semestre)
Nº | ESCOLAS | FEV | MAR | ABRI | MAIO | JUN | JUL | ||||||
MA | % | MA | % | MA | % | MA | % | MA | % | MA | % | ||
1 | ESCOLA 1 | 309 | 8,56 | 308 | 9,81 | 307 | 11,64 | 306 | 14,39 | 304 | 15,35 | 307 | 10,53 |
2 | ESCOLA 2 | 107 | 6,12 | 115 | 8,54 | 115 | 7,39 | 115 | 7,39 | 111 | 8,94 | 111 | 9,81 |
3 | ESCOLA 3 | 603 | 4,66 | 602 | 6,05 | 596 | 5,97 | 597 | 6,54 | 601 | 8,07 | 575 | 5,57 |
4 | ESCOLA 4 | 60 | 9,95 | 61 | 6,72 | 61 | 8,27 | 61 | 6,9 | 63 | 10,43 | 64 | 2,61 |
5 | ESCOLA 5 | 198 | 6,98 | 207 | 7,48 | 209 | 7,62 | 206 | 10,66 | 210 | 10,02 | 212 | 7,82 |
6 | ESCOLA 6 | 221 | 5,42 | 225 | 9,24 | 225 | 9,11 | 221 | 11,91 | 220 | 13,27 | 219 | 7,34 |
7 | ESCOLA 7 | 238 | 7,18 | 232 | 9,85 | 231 | 10,44 | 229 | 11,75 | 229 | 12,68 | 224 | 7,20 |
8 | ESCOLA 8 | 201 | 5,12 | 201 | 5,24 | 206 | 5,95 | 208 | 8,29 | 206 | 10,86 | 208 | 10,96 |
9 | ESCOLA 9 | 254 | 3,80 | 255 | 7,77 | 253 | 6,30 | 252 | 7,71 | 249 | 8,15 | 247 | 7,33 |
10 | ESCOLA 10 | 255 | 5,37 | 257 | 7,97 | 256 | 8,14 | 259 | 10,25 | 263 | 10,31 | 260 | 9,01 |
11 | ESCOLA 11 | 77 | 2,47 | 77 | 4,44 | 80 | 4,72 | 81 | 3,26 | 80 | 5,79 | 80 | 4,68 |
12 | ESCOLA 12 | 282 | 1,54 | 231 | 3,21 | 253 | 4,94 | 253 | 6,41 | 251 | 5,67 | 250 | 4,41 |
TOTAIS | 2.805 | 5,59 | 2.767 | 7,21 | 2.792 | 7,54 | 2.788 | 8,78 | 2.787 | 9,96 | 2.757 | 7,27 |
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL – 40 HORAS
CURSISTA: ALAIRES MARIA OLIVEIRA VITAL AULA-2
2 – Digitar um texto com base na seguinte pergunta: Qual a importância de você saber criar tabelas e formatar textos. De que forma esses conhecimentos pode ajuda-lo na execução de suas tarefas profissionais.
A formatação de um documento consiste na utilização de recursos tecnológicos úteis e indispensáveis para assessoramento e monitoramento de dados. Os gráficos nos permite relacionar a estatística com o nosso contexto de vida, oportunizando fazer comparações e percentagens a fim de que possamos fazer diagnósticos.
É um procedimento eficaz fundamental para coletar, organizar, ler, interpretar e comparar dados quantitativos, tornando a educação mais efetiva no desenvolvimento de habilidades na busca do saber e do saber-fazer, bem como desenvolver o alto desenvolvimento do educando, orientando toda comunidade escolar através de instrumentais como relatórios pedagógicos denominados de anexo 58, acompanhamento mensal das ausências dos alunos da série inicial a 4ª série da Rede Municipal de Ensino.
Comunicação como mediadora
Olá, Paula! Estou adorando os conhecimentos adquiridos no curso. Já estou colocando em prática o que aprendi nos primeiros encontros. Mesmo quando já temos uma certa prática com a tecnologia, sempre há o que aprender. Parabéns pelo empenho no repasse dos conteúdos.
Um pouco de nós
Olá, colegas!
Sou graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA), sou funcionária pública há vinte anos, minha experiencia em sala de aula foi de apenas quatro meses, ja atuei em funções administrativas e pedagogicas, atualmente exerço uma função tecnica na secretaria municipal de educação .
Nos dias atuais, em que vivemos uma Nova Ordem Tecnológica, nosso sistema educacional exige múltiplas ações, exige do professor uma pedagogia para a modernidade, pensando no futuro. Sendo assim, o professor necessita de novas formações que possam prepará-lo para o uso das tecnologias, para refletir sobre sua prática.
Espero do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC um estímulo para a execução dessa "pedagogia para a modernidade".
Quem sou como aprendiz
Atualmente exerço a função de técnica na SEMEC, mas nos últimos anos em que ministrei aulas de Língua Portuguesa, sempre busquei inová-las na tentativa de acompanhar as modificações não só tecnológicas, mas também das novas configurações da vida social, econômica, política e cultural pelas quais passamos.
Para atender a geração atual, de crianças e adolescentes, conhecida como geração digital, senti a necessidade de me familiarizar com o computador e trabalhar, em sala de aula, o e-mail, o blog (inclusive criei o meu) como também o orkut, no qual mantenho, até hoje, inúmeros alunos como seguidores.
Sempre procurei discutir com meus alunos músicas, filmes em evidência, o que me manteve atualizada, não me tornando aquela professora ultrapassada, chata, e sim "moderna" como alguns me veem.
Educação e tecnologia
WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento dos professores, a produção de materiais e o protagonismo juvenil.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
CEP: 59380-000 – Rua Ver. José Sales Sobrinho, 70
Fone: (84) 3405-2725 – Fax: (84) 3405-2726 – CNPJ 08.470.486/0001-33
semec.curraisnovos@ig.com.br / semec.curraisnovos@gmail.com
Formulário para o Diagnóstico da atividade 1.4
Tecnologias na Escola - parte 1
Nome do Cursista: (s): Socorro Guimarães
Função (na escola) PROFESSORA________________________
Unidade escolar: ESCOLA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA_
Endereço da escola: RUA VIVALDO PEREIRA DE ARAÚJO, 308,
Data da coleta dos dados: 20/04/2011
1. Projetos/Programas Implantados na Escola
RIVED | |
TV Escola | |
X | ProInfo Integrado: ( X ) 40 Horas ( ) 100 Horas ( ) Projeto 40 horas |
Radio Escola | |
GESAC | |
Aluno Integrado | |
Específicos Da Escola – Quais?___________________________ | |
Gestar | |
Outro(s) Quais?________________________________________ |
2. Pessoal Envolvido
Alunos - Séries: | |
05 | Professores |
Gestores | |
Multiplicadores | |
Técnicos | |
Outro(s) – Qual (is)?___________________________________ |
3. Equipamentos Existentes na Escola
03 | TV |
02 | DVD play |
00 | Videocassete |
00 | Gravador de dvd externo |
02 | Computador |
00 | Receptor de satélite |
01 | Projetor de multimídias |
01 | Câmera digital |
01 | Filmadora |
02 | Scanner |
01 | Equipamento de Som (caixa acústica, mesa de som, microfone) |
01 | Tela de Projeção |
02 | Outro(s) – Qual (is): NOTEBOOK E IMPRESSORAS |
4. Equipamentos Existentes no Laboratório de Informática da Escola
10 | Computadores - quantidade: |
01 | Impressora |
Scanner |
4. Recursos Existentes na Escola
X | Internet – Banda Larga: ( X ) sim Não ( ) |
Softwares educacionais | |
X | Biblioteca |
X | Videoteca |
X | DVD Escola (Volumes I, II e III) |
Tecnologias na Escola - parte 2
4. Organização para Uso dos equipamentos
0 | Professores na telessala |
1 | Professores no LIE |
2 | Professores na Biblioteca/Sala de Leitura |
5. Os Professores da Escola Sabem Utilizar as Tecnologias
A maioria | |
Alguns | |
X | Poucos |
Nenhum | |
A equipe gestora da escola utiliza as tecnologias? Quem? |
6. Caso tenha mais de um Projeto na escola, identificar aquele que considera mais relevante para preencher as informações relacionadas a seguir: Projeto:_____________________________________________________
7. O Trabalho Pedagógico com as Tecnologias é feito de forma:
Esporádica, dependendo da necessidade dos professores | |
Esporádica, dependendo do interesse dos alunos | |
Esporádica, dependendo da disponibilidade de tempo do professor | |
Esporádica, dependendo da disponibilidade de utilização dos equipamentos existentes na escola | |
Planejada pelos gestores da escola | |
X | Planejada pelos professores de determinada área ou série |
Planejada conjuntamente pelos gestores e professores da escola | |
X | Existe um cronograma (atividades, série, prazos) de uso da tecnologia na escola? Quem faz? |
8. Em que Situação a Tecnologia vem Sendo mais Usada na Escola
Inclusão digital dos alunos | |
Desenvolvimento de Projetos pedagógicos dos alunos | |
X | Apoio nas atividades pedagógicas |
X | Integrado nas atividades pedagógicas |
X | Apoio no trabalho do professor |
X | Apoio no trabalho administrativo da gestão escolar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.