terça-feira, 12 de julho de 2011

Num mundo Wiki, uma escola idem

            Segundo Balbino o wiki é um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criado por Ward Cunningham em 1994 e que é muito utilizado pela comunidade de software livre para a documentação de programas e criação de apostilas. É uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. Um avançado controle de revisão (no estilo do CVS para desenvolvimento colaborativo de código) permite que todas as versões antigas dos textos possam ser lidas ou recuperadas.
            Para ele, a experiência da Wikipédia nos mostra que a confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo e que para compreender a Wikipédia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse e propriedade de uma elite – da qual podemos ou não nos sentir parte.
            De acordo com Balbino, escrever, em especial, não é um ato solitário e torna-se mais público e grupal com as possibilidades da teleinformação e das ferramentas da Wikipédia. Não se pode ler um verbete da Wikipédia sem participar. Isto torna a leitura pobre e sem sentido.

Retirado do texto de Jaime Balbino, disponível em:
                                                               http://www.dicas-I.com.br/educacao_tecnologia/
                                       educação_tecnologia_20070115.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.