terça-feira, 12 de julho de 2011

Resumo


Na sociedade atual novos desafios se apresentam a nós educadores, pois o crescente avanço tecnológico exige cada vez mais uma constante atualização na área, por se considerar um dos instrumentos mais poderosos para o ensino e a aprendizagem. Minha participação na formação continuada de Tecnologias na Educação consiste numa busca incessante para se converter informação em conhecimento, uma vez que o curso oferece subsídios teóricos, metodológicos e práticos que possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa e dinâmica. Juan Ingnacio Pozo, especialista em Psicologia da aprendizagem, afirma que  uma das metas essenciais da educação, para poder atender as exigências dessa nova sociedade da aprendizagem, seria, portanto, fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento, além de muitas outras competências interpessoais afetivas e sociais e que a nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo, ensinar aos alunos, a partir das diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento,  que são: competência para a aquisição de informação, para interpretação de informação, para análise de informação, para compreensão da informação e para comunicação da informação. Apesar de vivermos em uma sociedade do conhecimento o acesso ao mesmo tem sido muito difícil, pois requer de todos os indivíduos no sistema educacional a apropriação de novas formas de aprendizagem e de relacionamento com o conhecimento. Esse é um desafio  que requer tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.