terça-feira, 12 de julho de 2011

Atividades da Unidade III


Fórum
Contextualizando a Mudança: da Teoria à Pratica (3.2)
Objetivo:
Pontos para Reflexão:
1) Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço ideias, dúvidas, curiosidades?
Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Boa discussão!
Diante do grande avanço tecnológico pelo qual passamos, a escola precisa valorizar a linguagem do século XXI.
Segundo Pedro Demo, estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar, enquanto nossas crianças estão trocando informações entre si e interagindo com o mundo, através da internet.
Nós educadores, responsáveis pela formação de cidadãos críticos, aptos para enfrentar o “mundo”, precisamos valorizar a linguagem dos nossos alunos, nos utilizando de ferramentas comuns no seu dia a dia, como é o caso da internet e do celular entre outras, para que tenhamos o que pode ser chamado de uma aprendizagem “situada”.
Para estabelecer um ambiente de livre expressão, que favoreça o diálogo, precisamos despertar, através de projetos, o interesse do aluno para que sinta prazer em participar, discutir, debater, pesquisar, interagir com os colegas e com outras pessoas utilizando blogs, fóruns, e-mails...
Para que essas mudanças aconteçam, torna-se necessário que o professor tome consciência de que “Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal” (Pedro Demo).


Partilhando a Leitura (3.1)

Objetivo:
Nesta Unidade do Curso, focaremos com atenção as práticas de integração de tecnologias ao currículo. Com base nas leituras feitas que contribuições podemos partilhar com a turma?

Em entrevista concedida ao Portal Dia-a-Dia da Educação, Pedro Demo apresentou como um dos maiores desafios para o professor do século XXI a necessidade da mudança de paradigmas na educação, diante das novas linguagens tecnológicas utilizados pelos nossos jovens e crianças.

Currículo, Projetos e Tecnologias (3.3)
Objetivo:
Com base no Trabalho em Grupo conforme descrito abaixo, utilize o editor de texto para conceituar Currículo, Projetos e Tecnologias e sua relação com a pratica; Grupo 01: Um pouco da história – Pág 145 e 146 Grupo 02: O construcionismo e a pedagogia por projeto – Pág 147 e 148 Grupo 03: Projetos na prática – 149 a 150 Grupo 04: O projeto na escola – 153 a 154 Grupo 05 : Projeto e interdisciplinaridade – Pág 154 a 155 Grupo 06: Projeto e Currículo – Pág 157 a 159 Compartilhe suas respostas nesse Fórum.

Projetos na Escola
Ao desenvolver projetos em sala de aula, há a necessidade de se criar uma nova cultura educacional. A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de conhecimentos e comunicação, o uso dos mesmos no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente uma nova visão de educação. Segundo Prado (2005), No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparação, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas novas dúvidas e dúvidas de algumas certezas. Dessa maneira, o trabalho por meio de projetos potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multi e interdisciplinaridade, fazendo uso vários recursos, tais como livros , tv, rádio, computador, filmadora. Portanto, na trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.